7 truques (infalíveis) para controlar qualquer desejo

06:08:00


Uma fatia de pizza ou um pedaço de bolo cheio de açúcar... tem momentos em que a “jacada” parece ser incontrolável. Embora, muitas vezes, nosso estômago grite por uma guloseima, saiba que o cérebro desempenha um papel enorme sobre esses desejos – o que significa que dá, sim, para serem controlados. Na próxima vez que você sentir vontade de um pedaço de chocolate para continuar funcionando, tente essas táticas:

1. Aposte na proteína: se bater a vontade de um docinho, coma um iogurte grego. Fonte de proteína, ele vai satisfazer sua fome e o desejo por açúcar – e ao mesmo tempo ajudar a regular o stress. Além disso, estudos mostram que uma dieta rica em proteína facilita a perda de peso. Por quê? Nosso organismo leva mais tempo para digerir a proteína e mantem você saciada por mais tempo.

2. Faça três respirações profundas: os exercícios de respiração, acredite, são surpreendentemente poderosos. Pergunte a si mesma, enquanto realiza a técnica: "por que eu quero comer isso agora?", "estou fisicamente com fome?", "como estou me sentindo emocionalmente agora?". As perguntas ajudam a entender melhor os seus hábitos e as motivações por trás deles.

3. Diga a si mesma que você comerá "outra hora": nossos pensamentos (e muitas das nossas emoções) são todos sobre a nossa própria perspectiva. Dizer a você mesma que aquele cookie pode ser comido em outro momento vai ajudar a enganar o seu cérebro, deixando o desejo de fora do topo da sua lista de prioridades.

4. Anote a resposta ideal (mesmo que você não acredite nela): escreva uma resposta racional para cada desejo que você sente. Por exemplo, às 5 da tarde você pensa: "Estou morrendo de fome e eu preciso desse lanche". Responda com: "Eu apenas estou tendo um desejo. Isso não significa que eu deva comer. Isto não é, de fato, uma emergência."

5. Pense em como você vai se sentir em 20 minutos: comida faz muito mais do que satisfazer a fome. Ela também pode afetar seu nível de stress, humor e estado de alerta, por isso é importante considerar como você vai se sentir depois de um desejo. Se você está pensando em comer um hambúrguer gigante com batatas fritas no almoço, pense em como vai se sentir não apenas naquele momento, mas também depois. Se você tem muito trabalho para realizar na parte da tarde, a refeição pode te deixar mais cansada e pesada!

6. Agrade a si mesma – sem alimentos: comer uma fatia de bolo não é a única maneira de aliviar o stress. A chave é algo que te faz feliz: pode ser conversar com alguém que você ama, sair para uma caminhada ou assistir o seu filme preferido. Outra reação comum é apetar a mandíbula, por isso sentimos vontade de morder alimentos crocantes quando estamos estressadas. Você pode seguir a mesma lógica aqui: se estique, faça exercícios, caminhe... Faça o que normalmente te ajuda a acalmar os nervos.

7. OK, coma um pouquinho: pode soar absurdo, mas todos nós sabemos quando que algo proibido nos faz querer mais. A saída é se programar para o seu desejo. Por exemplo, se você está propensa a ter vontade de comer chocolate, tente consumi-lo de forma saudável, como na versão amarga ou em receitas saudáveis com cacau. Dessa forma, você vai ter o prazer que anseia, mas terá controle sobre a quantidade.

Demais né? 
Bora seguir as dicas?

Beijos, Lá
fonte: Boa Forma

0 comentários